Economia norte-americana desacelera no segundo trimestre

Economia Internacional

Economia Norte-Americana desacelera no segundo trimestre

A economia americana desacelerou no segundo trimestre do ano arrastada pelas tensões comerciais e pelo fraco crescimento no exterior. O produto interno bruto (PIB) real aumentou a uma taxa anual de 2,1% no segundo trimestre de acordo com a estimativa “antecipada” divulgada pelo Bureau of Economic Analysis. No primeiro trimestre, o PIB real aumentou 3,1%.

O aumento do PIB real no segundo trimestre deveu-se às contribuições positivas do consumo privado e público que foram parcialmente compensados ​​por contribuições negativas do investimento privado e exportações. As importações, que são uma subtracção no cálculo do PIB, aumentaram.

Adicionalmente, foi também divulgado uma revisão do PIB desde 2014. Note-se que o crescimento económico no último trimestre de 2018 foi revisto para uma taxa anual de 1,1%, um ritmo muito mais lento do que os 2,2% originalmente estimados.

Apesar da divulgação destes fracos resultados, os principais índices bolsistas registaram ganhos nos dias seguintes, porém registou-se uma ligeira depreciação do Dólar norte-americano.

Artigo Realizado por:

Catarina Duarte
Consultora Económica, Luanda
catarina.duarte@easypeople.co.ao